FotoArte

No sentido de sensibilizar as pessoas a olharem para a fotografia como uma arte, criámos este blogue.
Aqui podes encontrar várias informações no que diz respeito á fotografia e aos eventos a decorrer que tentam promover a mesma.

Blogue criado por Rita, Jéssica e Sofia, estudantes do 12º ano de Artes Visuais no Externato Delfim Ferreira, Riba D'Ave

Cartaz Cultural

Read more

Curiosidade da Semana!



Uma fotografia em preto e branco de dez metros de altura por 33 de comprimento esteve em exposição no Art Center College of Design, na Califórnia, nos Estados Unidos.





Segundo os seis artistas responsáveis pelo projecto, a obra baptizada de "The Great Picture" (ou "A Grande Fotografia", em tradução livre) é a maior fotografia já tirada no mundo. O recorde já foi pré-aprovado pelo Livro Guinness dos Recordes, mas ainda aguarda confirmação.
Para realizar a façanha, um hangar de jactos F-18 foi transformado numa gigante câmera obscura, uma câmera fotográfica primitiva.

Read more

A sua Evolução


Hoje em dia, quase todos temos uma máquina fotográfica quer seja um modelo mais simples ou até mesmo inserida num telemóvel. Mas nem toda a gente sabe como é que estas máquinas evoluiram ...






No inicio, como sabemos criou-se a câmera escura .






De seguida Steven Sasson (da Kodak) criou a primeira camêra digital, em 1975 que tinha uma resolução de 0.01 megapixeis, tirava fotos a preto e branco e pesava cerca de 3 quilos!








Mas , em apenas 6 anos ( em 1981 ), aparecem as primeiras camêras portateis, como se vê nos dias de hoje, como referência temos a Canon RC-701 cuja qualidade da imagem não era a melhor, mas já era muito melhor que a anterior.
É de notar que estas máquinas eram vendidas por preços absurdos!


"Nasce" em 1988 a primeira câmera realmente digital, grava imagens como arquivos reconhecidos no computador , e com 16 MB de memória interna assim é a Fuji DS-1P.





Entre 2001 e 2003 é chamada a verdadeira época de popularização das máquinas digitais e em 2001 surgiu no Japão o primeiro telemóvel com câmera digital embutida (Sharp J-SH04).



Hoje, percebemos que a maioria das câmeras domésticas apresenta resolução até mesmo superior às necessidades dos usuários, os telemóveis com câmeras têm uma resolução comparável com as câmeras digitais de 'berço' (como o Nokia N96, cuja resolução é de 5.0 megapixéis).




Read more