FotoArte

No sentido de sensibilizar as pessoas a olharem para a fotografia como uma arte, criámos este blogue.
Aqui podes encontrar várias informações no que diz respeito á fotografia e aos eventos a decorrer que tentam promover a mesma.

Blogue criado por Rita, Jéssica e Sofia, estudantes do 12º ano de Artes Visuais no Externato Delfim Ferreira, Riba D'Ave

Tipos de fotografia

A fotografia pode ser usada em variadas situações e podemos encontrar vários tipos de fotografia:

- Fotografia no quotidiano e na vida: no quotidiano, a fotografia é usada sobretudo pelos jovens. Com ela, eles podem realizar melhores estudos a nível geográfico, social, histórico, etc.

- Fotojornalismo: no fotojornalismo é importante que a fotografia transmita informações importantes. Existem, basicamente, quatro tipos de fotografia jornalística:
- Fotografias sociais: aqui, são incluídas a fotografia politica, económica, de negócios e fotografia de acontecimentos importantes existentes na cidade ou país, incluído a fotografia de tragédia.
- Fotografia de desporto: neste tipo de fotografia, a qualidade de informações é o mais importante e o que influência a sua publicação.
- Fotografias culturais: este tipo de fotografia tem como objectivo chamar atenção da notícia antes de ela ser lida. Assim, o grande objectivo deste tipo de fotografia é que ela seja vendida acima de tudo.
- Fotografias policiais: neste tipo de fotografia, o mais importante é mostrar a cena mais chocante de um assalto, acidente, etc., para ver qual o jornal que mais vende.

Fotografia em estúdio:

Fotografia como arte: existem variadas opiniões relativamente à fotografia, pois muitas pessoas consideram-na uma arte, no entanto, outras não possuem essa opinião uma vez que dizem que é um tipo de arte bastante fácil de realizar. As pessoas que consideram a fotografia como arte, afirmam que fotografar não é apenas carregar no disparador. Tem de haver sensibilidade e o registo de um momento único. Assim, considerar a fotografia arte ou não, depende do momento e dos ícones envolvidos na imagem. Cabe apenas ao observador interpretar a imagem e ver se considera ao não uma arte.
Read more